Descrição
O Dropshipping surgiu como uma solução para simplificar o processo de venda online.
Nesse modelo, o e-commerce opera sem a necessidade de stock, uma vez que o responsável por essa etapa é o próprio fornecedor e não o varejista.
Todos que trabalham com e-commerce enfrentam o desafio constante de conseguir cada vez mais resultados.
Contudo, alguns gestores não contam com orçamento suficiente para isso. Nessas horas, é preciso recorrer à soluções diferentes, como o dropshipping.
O que é Dropshipping?
Dropshipping é um modelo de negócios em que uma empresa tem a permissão de operar sem manter o stock, já que possui um depósito para armazenar seus produtos e enviá-los aos clientes. No seu funcionamento, o varejista associa-se a um fornecedor de dropshipping que fabrica e/ou armazena produtos, empacota e envia diretamente ao cliente em nome do varejista.
Ou seja,
O cliente faz um pedido de um produto na loja virtual da empresa;
O revendedor encaminha automaticamente ou manualmente os detalhes do pedido e do cliente para o fornecedor de dropshipping;
O fornecedor de dropship e envia o pedido diretamente ao cliente em nome da empresa.
Esse tipo de modelo de negócio é extremamente atraente, pois elimina a necessidade do proprietário da loja ter um local físico para armazenar os produtos, como um armazém ou depósito. Em vez disso, tudo o que eles precisam é de um PC e uma conexão à Internet.
Vantagens do dropshipping:
1. Menor investimento
Esta é, provavelmente, a maior vantagem do dropshipping, pois é possível até mesmo fazer o lançamento de um e-commerce sem a necessidade de investir em stock antecipadamente.
Se antes as empresas precisavam investir em grandes quantidades de stock para atender a demanda inicial de consumo, com o modelo dropshipping, não é necessário sequer comprar um produto.
Assim, sem grandes investimentos iniciais em stock, como é o caso de modelos tradicionais, é possível iniciar um negócio bem-sucedido por meio do dropshipping.
2. Flexibilidade de localização
Um negócio de dropshipping pode ser executado a partir de qualquer lugar que tenha conexão à Internet. Afinal, o mais importante é que você consiga se comunicar facilmente com seus fornecedores e clientes, além de fazer a gestão do negócio online.
3. Seleção ampla de produtos
Como você não precisa comprar antecipadamente os itens que vende, pode oferecer uma grande variedade de produtos para seus clientes. Basta que um fornecedor tenha esses produtos à disposição para que você coloque-os à venda em seu site.
4. Fácil escalação
Com um negócio tradicional, se você aumentar as vendas, aumentará, proporcionalmente, o trabalho. Porém, ao optar pelo drop shipping, a parte do trabalho que requer o processamento de pedidos é suportada pelos fornecedores, permitindo que você escale o negócio com menos recursos financeiros e operacionais.
Muito embora o crescimento das vendas sempre traga trabalho adicional — especialmente no atendimento ao cliente — aqueles que utilizam dropshipping particularmente bem em relação aos negócios tradicionais de comércio eletrônico.
Todos esses benefícios tornam o dropshipping um modelo muito atraente para os donos e gestores de negócio que buscam vender por canais digitais.